Isadora Oliveira Serpa
Isadora Oliveira Serpa's Blog

Follow

Isadora Oliveira Serpa's Blog

Follow
Por que profissionais de Marketing podem ser bons profissionais de Produto?

Por que profissionais de Marketing podem ser bons profissionais de Produto?

Isadora Oliveira Serpa's photo
Isadora Oliveira Serpa
·Nov 4, 2018·

4 min read

Nesse texto falo sobre transição de carreira de Marketing para área de Produto e sobre características em comum desses campos de atuação.

Como tudo começou…

No meu primeiro contato profissional com Marketing atuei no time de Marketing de Produto trabalhando com campanhas de go-to-market e ciclo de vida de monitores e projetores. Após essa experiência, tive oportunidade para trabalhar com foco no segmento B2B, atuando com canais de aquisição, campanhas e mensuração de resultados.

Nesse período comecei a me envolver com os times de produto, cruzando campanhas com funcionalidades e fui tendo cada vez mais contato com os Product Owners, Designers e Desenvolvedores. Com isso, passei a me interessar pela área e percebi que gostava muito de pensar no produto, no valor pro usuário, nas funcionalidades, roadmap e etc.

Mas, como mudar da área de Marketing para Produto?

Atualmente as empresas estão cada vez mais diversas e multidisciplinares, por isso vejo que minhas experiências no Marketing planejando campanhas, monitorando resultados e traçando estratégias ajudaram a me preparar para trabalhar com produto. Nos próximos tópicos, falo sobre os porquês:

1. O Marketing se baseia no profundo conhecimento do consumidor e do mercado

No Marketing é fundamental conhecer o seu segmento, entender as necessidades do consumidor, identificar as personas, construir proposta de valor, analisar o tamanho de mercado e posicionar o produto. Por isso, esses profissionais podem trazer perspectivas únicas sobre as reais necessidades do usuário e como isso pode estar presente no produto. Afinal, o produto deve se dispor a atender uma necessidade ou resolver um problema do usuário.

“Não ache consumidores para os seus produtos, ache produtos para os seus consumidores” ― Seth Godin*.*

Já a pessoa que trabalha com Gestão de Produtos é o responsável pela visão do produto, portanto precisa entender o consumidor e ser a voz do usuário dentro do time. Sendo assim, o foco no usuário é fundamental para guiar o desenvolvimento de produtos.

2. No Marketing é preciso coordenar diversas partes interessadas para gerenciar campanhas e canais

O responsável pelas campanhas precisa liderar o processo de ponta a ponta e traçar um objetivo em comum aos times envolvidos para atingir ao fim do processo. Alinhando as responsabilidades do time de vendas, comunicação, performance e atendimento. Para atingir esse objetivo, diversas etapas são percorridas, como: planejar a campanha, aprovar budget, traçar as metas, definir canais de tração, criar as peças de comunicação e monitorar performance.

A pessoa gestora de produtos precisa ter as mesmas habilidades de gerenciamento das partes interessadas, trabalhando com desenvolvedores, designers, atendimento e demais stakeholders que estejam envolvidos. Normalmente nas empresas, times de marketing tem menos contato com desenvolvedores. Já nas startups, o marketing e desenvolvimento tem se mostrado mais próximos.

3. O Marketing é Data-Driven

Marketing é uma profissão que é, ou deveria ser, baseada em dados, principalmente quando falamos de marketing de performance. A tomada de decisão baseada em dados está presente na rotina dos profissionais de marketing, seja para definir a verba de campanhas, os canais, ou até mesmo para prever o retorno da campanha (ROI), o custo de aquisição por cliente (CAC) e entre outros indicadores.

Na gestão de produtos, os dados são fundamentais para tomar decisões do produto. Monitorar dados de navegação, receita, retenção, chamados de atendimento, estar atento a tendências de mercado e ouvir o usuário são rotinas de uma pessoa gestora de produtos. E, principalmente, saber entender os dados e transformá-los em ações práticas no dia a dia do time, traduzindo para o produto.

“O objetivo é transformar dados em informações, informações em insights” Carly Fiorina, Former CEO of HP

O caminho para minha transição de carreira não foi algo linear. Apesar de algumas habilidades e experiências que adquiri e pus em prática no Marketing, tive que estudar sobre diversos assuntos. Abaixo, destaco os principais temas com links de páginas que costumo acessar e que me ajudaram durante a transição de carreira.

Achou que essas habilidades fizeram sentido para a realidade do PO? Está pensando em fazer sua transição de carreira? Compartilhe.

Feedbacks são sempre bem vindos.

 
Share this